Para quem busca uma vida mais saudável e menos estressante, o esporte é uma excelente alternativa. Além dos benefícios físicos – ajuda a emagrecer, tonificar músculos, entre outros – também é uma ótima terapia. Muitos médicos, inclusive, indicam a prática como um importante auxílio em determinados tratamentos.
Por isso, hoje é cada vez mais comum encontrar pessoas pedalando nas ciclovias, correndo e praticando o slackline nos parques, praças e praias. A modalidade conquistou àqueles que buscam uma atividade prazerosa, relaxante e desafiadora.
Um pouco mai sobre o slackline
A modalidade surgiu na década de 80. Foi criada por praticantes da escalada, por um acaso. Aos poucos foi se popularizando e hoje é febre no mundo todo, inclusive no Brasil. Para se tornar um adepto é preciso contar com o equipamento correto ou encontrar alguém que o tenha para que possam se divertir juntos.
O kit é simples. Consiste em uma fita de nylon de 3,5 a 5 centímetros e catracas de segurança. Para montá-la você precisará de dois pontos fixos, como duas árvores, por exemplo. O ideal é que na primeira vez você conte com a ajuda de alguém mais experiente e leia atentamente às instruções do fabricante. Depois é só começar a praticar, ou seja, andar em cima da fita.
Porque a prática faz tão bem?
O slackline é ideal para quem procura ter um estilo de vida saudável. Muitos praticantes até relatam melhor desempenho em várias tarefas do dia a dia por conta da prática desse esporte. Isso porque a modalidade exige bastante concentração e determinação.
É preciso manter atenção total enquanto se pratica o slackline. Qualquer distração pode contribuir para que você perca o equilíbrio e caia da fita. Por isso a modalidade ajuda a estimular a concentração.
Outro benefício da prática são os efeitos em minimizar o estresse. Muitos adeptos relatam que ficam muito mais relaxados depois de praticar o slackline. Afinal, além da modalidade em si, que assim como outras praticas esportivas ajuda a liberar a tensão, esse é um esporte praticado ao ar livre.
São diversos os aspectos que comprovam os benefícios do slackline. Além de aumentar a concentração e redução do estresse existe ainda a questão do equilíbrio físico e emocional. Afobação, irritação ou qualquer outra atitude mais agressiva não são aliados a uma boa prática do esporte.
Um estilo de vida
Praticantes do slackline contam que a paixão pela modalidade é imediata: já nos primeiros minutos vicia. De um modo geral, quando você consegue alinhar os atributos necessários à dedicação e persistência, os passos iniciais ficam mais fáceis e, assim, novos desafios são incorporados.
Quem começa a praticar, depois de conseguir ficar em pé e caminhar pela fita, logo quer avançar para a realização de manobras mais difíceis. Por isso a prática se torna tão estimulante. Para isso é preciso se manter equilibrado, determinado e com um bom preparo físico. É aí que o slackline se transforma em um estilo de vida.
Hoje existem diversas competições realizadas por todo o mundo. Além da modalidade praticada em praças e parques, há outras como o waterline, sobre a água, e o highlines, feito nas alturas.
Agora você sabe um pouco mais sobre o slackline, seus benefícios e o quanto a prática pode ajudar na conquista por um estilo de vida mais saudável e até mais prazeroso, que tal experimentar?
Você já tentou? Compartilhe suas experiências e dificuldades através dos comentários! Elas podem se tornar assunto para o nosso próximo encontro aqui no blog!