Para quem busca uma vida mais saudável e menos estressante, o esporte é uma excelente alternativa. Além dos benefícios físicos – ajuda a emagrecer, tonificar músculos, entre outros – também é uma ótima terapia. Muitos médicos, inclusive, indicam a prática como um importante auxílio em determinados tratamentos.

Por isso, hoje é cada vez mais comum encontrar pessoas pedalando nas ciclovias, correndo e praticando o slackline nos parques, praças e praias. A modalidade conquistou àqueles que buscam uma atividade prazerosa, relaxante e desafiadora.

Um pouco mai sobre o slackline

A modalidade surgiu na década de 80. Foi criada por praticantes da escalada, por um acaso. Aos poucos foi se popularizando e hoje é febre no mundo todo, inclusive no Brasil. Para se tornar um adepto é preciso contar com o equipamento correto ou encontrar alguém que o tenha para que possam se divertir juntos.

O kit é simples. Consiste em uma fita de nylon de 3,5 a 5 centímetros e catracas de segurança. Para montá-la você precisará de dois pontos fixos, como duas árvores, por exemplo. O ideal é que na primeira vez você conte com a ajuda de alguém mais experiente e leia atentamente às instruções do fabricante. Depois é só começar a praticar, ou seja, andar em cima da fita.

Porque a prática faz tão bem?

O slackline é ideal para quem procura ter um estilo de vida saudável. Muitos praticantes até relatam melhor desempenho em várias tarefas do dia a dia por conta da prática desse esporte. Isso porque a modalidade exige bastante concentração e determinação.

É preciso manter atenção total enquanto se pratica o slackline. Qualquer distração pode contribuir para que você perca o equilíbrio e caia da fita. Por isso a modalidade ajuda a estimular a concentração.

Outro benefício da prática são os efeitos em minimizar o estresse. Muitos adeptos relatam que ficam muito mais relaxados depois de praticar o slackline. Afinal, além da modalidade em si, que assim como outras praticas esportivas ajuda a liberar a tensão, esse é um esporte praticado ao ar livre.

São diversos os aspectos que comprovam os benefícios do slackline. Além de aumentar a concentração e redução do estresse existe ainda a questão do equilíbrio físico e emocional. Afobação, irritação ou qualquer outra atitude mais agressiva não são aliados a uma boa prática do esporte.

Um estilo de vida

Praticantes do slackline contam que a paixão pela modalidade é imediata: já nos primeiros minutos vicia. De um modo geral, quando você consegue alinhar os atributos necessários à dedicação e persistência, os passos iniciais ficam mais fáceis e, assim, novos desafios são incorporados.

Quem começa a praticar, depois de conseguir ficar em pé e caminhar pela fita, logo quer avançar para a realização de manobras mais difíceis. Por isso a prática se torna tão estimulante. Para isso é preciso se manter equilibrado, determinado e com um bom preparo físico. É aí que o slackline se transforma em um estilo de vida.

Hoje existem diversas competições realizadas por todo o mundo. Além da modalidade praticada em praças e parques, há outras como o waterline, sobre a água, e o highlines, feito nas alturas.

Agora você sabe um pouco mais sobre o slackline, seus benefícios e o quanto a prática pode ajudar na conquista por um estilo de vida mais saudável e até mais prazeroso, que tal experimentar?

Você já tentou? Compartilhe suas experiências e dificuldades através dos comentários! Elas podem se tornar assunto para o nosso próximo encontro aqui no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: