Slackline: benefícios e cuidados que deve-se ter na prática desse esporte

Slackline: benefícios e cuidados que deve-se ter na prática desse esporte

Você provavelmente já viu algumas pessoas andando em cima de fitas em algum parque da sua cidade. A prática do slackline se torna cada vez mais comum no Brasil, conquistando adeptos e apaixonados, já que muitas pessoas acabando se viciando na prática. O que poucas pessoas sabem é que, além da diversão, o esporte tem muitos benefícios (para o corpo e mente) e, de quebra, exige muitos cuidados.

Para conhecer os benefícios do slackline, você não pode deixar de ler essa postagem.

Melhora a postura

Manter-se sobre uma fita não é dos trabalhos mais simples do mundo, concorda? A tarefa de estar equilibrado sobre uma fita de base pequena e que ainda pode oscilar pode ser mais difícil que parece. O resultado de todo esse esforço é um aumento dos músculos que fazem a estabilização, melhorando a postura. Para ter sucesso nesse esporte, você precisa estar com um bom posicionamento para ter equilíbrio, melhorando muito nesse sentido.

Ajuda a desenvolver a força

Por mais simples e divertida que a atividade pareça, ela também promove um grande desenvolvimento da musculatura. O corpo precisa se preparar muito para ter a movimentação correta. O resultado disso tudo é um desenvolvimento de força similar a que acontece no pilates e yoga, fazendo com que o praticante consiga fazer movimentos maiores e com maior intensidade.  

Deixa o abdômen fortalecido

Esse é um dos benefícios do slackline que os praticantes mais gostam. A região abdominal é muito exercitada, pois ela tem um papel crucial na hora do praticante ter equilíbrio. É difícil trabalhar a contração de forma involuntária, mas ao perceber como ela pode influenciar no equilíbrio, você vai notar como ele vai ser fortalecido.

Desenvolve a concentração e autoconfiança

Esse tipo de exercício exige muita concentração, pois apenas um deslize pode representar uma queda. Para ter sucesso, você precisa focar em um ponto fixo e se concentrar em cada segundo. E não é só isso: a prática também pode aumentar a autoconfiança e, conforme você vai reparando o seu progresso, vai aumentando o nível da fita e aumentando o nível de desafios.

Promove o relaxamento e alivia o estresse

A prática de atividades físicas pode ser uma grande aliada na hora de diminuir o estresse. Essa é uma maneira de fazer com que você se concentre e desvincule um pouco da pressão do dia a dia, promovendo o relaxamento. Assim você abstrai o estresse e viver de forma mais leve.

Tome cuidado com as quedas

As quedas fazem parte do processo e acontecem – principalmente no início. Justamente por isso, é bom começar colocando a fita de forma bem baixa para se preservar de possível machucados ou quedas, evitando acidentes.

Pratique em um lugar seguro

Ter segurança na prática de esportes é fundamental. O primeiro ponto a se observar é a colocação das fitas, fazendo com que elas estejam bem amarradas e em lugares resistentes, como árvores fortes ou colunas.

Além disso, é bom procurar se exercitar em ambientes que amorteçam as quedas. Os parques gramados e as praias podem ser ótimas opções, pois assim você fica com mais segurança em caso de uma eventual queda.

Depois de ler todos esses benefícios do slackline e ainda adotar os cuidados que recomendamos aqui, você vai se encantar com esse esporte. Assim fica mais fácil entender porque essa modalidade é um verdadeiro sucesso. Se você gostou do conteúdo e quer continuar acompanhando, então assine a nossa newsletter. Essa é uma forma de garantir tudo diretamente no seu e-mail!

Este post tem um comentário

  1. Tenho interesse em praticar, mais nem sei por onde começar. Se tiver algum grupo, sei la algo que de pelo menos um ponta pé inicial.

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