No dia a dia, muitas vezes é difícil conseguir atingir um estado de concentração, já que somos acostumados a realizar muitas tarefas ao mesmo tempo. Esse estado só é atingido quando a mente se estabiliza em um único objetivo, pensamento ou atividade. 

O estado de concentração é atingido após muita persistência e direcionamento de atenção. Centrar-se em um só ponto é o foco dessa busca.

Quando praticamos um exercício físico, colocamos todos os nossos esforços nele – se houver algum desvio de atenção, podemos prejudicar o desempenho na atividade. 

De forma geral, o exercício físico produz grandes efeitos benéficos ao cérebro. Durante a prática, aumenta-se a oxigenação e o fluxo sanguíneo do corpo todo. Na cabeça, isso causa uma melhora no funcionamento da memória e da concentração, já que os neurônios passam a se comunicar de forma mais eficiente com o aumento da circulação. É certo, pois, que devemos praticar algum exercício para aumentar a concentração.

O slackline e a concentração

Se você tivesse que andar sobre uma corda bamba sem cair, teria que ter muita concentração, certo? Quem pratica slackline sabe que essa é a chave para conseguir andar metros e metros sobre a fita suspensa. Ele é um dos ótimos exercícios para aumentar a concentração.

É preciso dar um passo de cada vez e focar a visão em um único ponto. Se você se desconcentrar, pode se desequilibrar e cair. Assim, cada praticante busca encontrar seu ponto de equilíbrio e passa a aprimorá-lo com os treinos, buscando mais confiança e foco. 

Além de tudo, o slackline tonifica os músculos das pernas e do core, que é o centro do corpo (músculos do tronco e da pelve), melhorando postura, força física e resistência.

Engana-se quem pensa que o esporte se resume apenas a andar sobre a fita. Existem várias manobras possíveis de se praticar no trajeto que exigem ainda mais concentração. Elas podem ser poses estáticas (que lembram a ioga) ou dinâmicas, além de saltos. Há também os bounces, que são movimentos de quicar na fita, comuns na modalidade chamada Trickline – um deles, o chest bounce, é quando a pessoa cai de peito na fita sem tocar o solo.

É possível evoluir bastante no esporte e empregar cada vez mais a musculatura e a mente nos novos níveis de desafio, com novas manobras e maiores alturas e comprimentos da fita.

Do esporte para o dia a dia

Modalidades como o slackline agregam inúmeros benefícios ao corpo, tanto físicos como psicológicos, que são levados para o dia a dia, e também desenvolvem nos praticantes seus potenciais motores e cognitivos.

Esses benefícios se refletem na vida em geral: a pessoa passa a se sentir mais equilibrada e tranquila para tomar decisões, a não se estressar e também a conseguir se concentrar em uma leitura, tarefa ou, simplesmente, a desconectar a mente das obrigações e relaxar, quando possível.

O slackline é um esporte bastante acessível, bastando o material e um parque para se praticar. E é adorado por quem busca equilíbrio e aventura. Não deixe de tentar! 

Confira mais 5 ótimas dicas para manter o corpo e a mente em equilíbrio.

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