O número de praticantes de Slackline é cada vez maior. Durante o verão, onde as temperaturas estão altas e a noite demora mais a chegar, ver pessoas se equilibrando em cima de fitas em praças e parques se tornou comum.

Além de ser divertido e causar a sensação de desafio em quem está praticando, essa atividade física traz diversos benefícios à saúde, como correção de problemas de postura, fortalecimento de grupos musculares, além de ser ótimo para a mente do praticante. Confira a seguir tudo sobre o Slackline.

A história do Slackline

O Slackline surgiu em meados dos anos 80 em Yosemite-Valley, Califórnia, inventado por alpinistas que buscavam uma forma de melhorar seu equilíbrio. O termo Slackline significa corda folgada e muitas pessoas comparam o esporte à corda bamba de espetáculos circenses.

O esporte é praticado sobre uma fita flexível de nylon, com aproximadamente 50 milímetros de largura, que pode ser esticada a qualquer altura do chão. O Slackline pode ser praticado em locais fechados ou então ao ar livre, a única necessidade é que os pontos fixos para amarrar a fita tenham uma distância entre 7 e 12 metros.

Os principais benefícios do Slackline

O Slackline proporciona um contato direto com a natureza, trazendo dessa forma benefícios físicos e psicológicos aos praticantes. Confira a seguir alguns deles:

Aumento da autoconfiança

Por ser um esporte que alia equilíbrio e concentração para atravessar determinado trecho sobre uma fita estreita, quanto mais concentrada estiver a pessoa, mais confiante ela será. É sem dúvida, uma forma de potencializar a autoconfiança do indivíduo que pratica o esporte.

Diminuição do estresse

Geralmente o Slackline é praticado entre amigos em ambientes ao ar livre, isso faz com que toda preocupação seja deixada de lado e os praticantes fiquem calmos, serenos, longe de qualquer tipo de estresse.

Fortalecimento muscular

Se manter em pé sobre a fita requer muito mais que equilíbrio e concentração, é necessária ativação de grupos musculares na região abdominal, lombar e também na parte inferior do corpo, como coxas e panturrilhas.

Prevenção de lesões

Como o Slackline fortalece grupos musculares e também articulações, as chances de seus praticantes sofrerem alguma lesão praticamente inexiste. É uma forma divertida e saudável de se prevenir.

Correção de problemas posturais

Sem sombra de dúvidas esse é o melhor benefício da prática do Slackline. Embora possa parecer loucura para alguns, já existem médicos e fisioterapeutas que indicam Slackline para pacientes com problemas posturais.

Como o objetivo do esporte é se manter sobre uma pequena fita que oscila bastante, o equilíbrio é trabalhado basicamente a todo momento. Dessa forma a musculatura responsável pela estabilização da coluna será fortalecida, e como consequência, problemas posturais tendem a ser corrigidos. Há casos de pacientes nos EUA que resolveram seus problemas posturais através da prática de Slackline.

O Slackline é um esporte totalmente acessível e democrático, ou seja, pessoas de diferentes faixas etárias e também com discrepâncias de peso podem praticá-lo sem qualquer tipo de problema. Não há nenhum tipo de contraindicação, pois como foi citado, os benefícios vão desde a diminuição de estresse até a correção de problemas posturais.

E aí gostou do texto? Você já praticou Slackline alguma vez? Como foi a experiência? Conte pra gente, utilizando os comentários.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: