Você ainda é novo no esporte ou descobriu um slackpoint novo e tem dúvidas na hora de escolher a árvore certa para prender as fitas e praticar o slackline? Calma, você não está sozinho! Por isso, leia atentamente o nosso guia do slackline e aprenda a escolher as melhores árvores para aproveitar o seu esporte favorito:

Certifique-se de que é permitido

Antes de sair por aí amarrando suas fitas de slack em qualquer árvore, tenha a certeza de que o local é permitido. No Parque do Ibirapuera (SP), por exemplo, existe uma área destinada a isso, que é chamada de Slack Park. Esta área reservada pretende preservar e poupar outras árvores mais frágeis. Por isso, confira antes se o local que você pretende praticar o esporte dispõe de instruções.

Verifique o diâmetro da árvore

Se você conseguir abraçar a árvore tranquilamente, isso é um sinal de alerta! Procure por uma árvore que não seja tão frágil e que aguentará o impacto do seu peso sobre as fitas. Sempre que estiver em dúvida se a árvore vai aguentar ou não, é melhor não arriscar. Procure árvores robustas e fortes, nas quais você poderá praticar o esporte com tranquilidade.

Faça o teste de bater no tronco

Algumas árvores parecem fortes, mas não são. Para você ter certeza,  é necessário mais do que uma simples olhada. Dê batidinhas de leve no tronco e verifique se ele é oco. Muitas árvores sofrem ataques de cupins e ficam completamente podres por dentro. Elas devem ser evitadas: são um perigo para a prática do slackline.

Evite árvores com espinhos

Alguns tipos de árvores possuem espinhos como modo de defesa, portanto respeite! Além de ser uma forma de demonstrar respeito a natureza, você evita de se machucar na hora de preparar o equipamento e até mesmo danificá-lo.

Observe se a árvore possui ninhos ou colmeias

Se a árvore escolhida tiver ninhos, colmeias ou teias de aranha, caia fora. Em caso de ninhos, você pode acabar interferindo no equilíbrio da natureza. Já no caso de colmeias e teias de aranha, o maior prejudicado pode ser você! Lembre-se da própria filosofia do esporte, “slack” significa afrouxar, relaxar… Então, não se esqueça disso na hora de eleger a árvore certa para a prática e respeite a natureza sempre.

Veja se a árvore não está descascando

Algumas árvores mais velhas descascam e passam a não ser confiáveis para a prática do slackline. Para saber se a árvore está nesse estado, passe a mão no caule e veja se ele está se desfazendo. Se estiver, procure outro local para prender a sua fita de slack. Segurança em primeiro lugar sempre!

Observe as raízes e os galhos

As raízes e os galhos de uma árvore são bons indicadores para verificar a saúde de uma árvore. Se as raízes estiverem bem presas e os galhos estiverem fortes, saudáveis e com folhas verdes, isso é sinal de que a árvore está boa para a prática do slackline.

 

Nunca se esqueça: respeito pela natureza acima de tudo. O esporte só está completo quando você está em harmonia com ela, portanto faça uma escolha criteriosa na hora de eleger sua árvore.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: