Quem pratica o Slackline sabe que o esporte é sinônimo de diversão, saúde e bem-estar. Andar na fita trabalha corpo e mente em conjunto e por isso vem ganhando muitos adeptos, atraídos pelos inúmeros benefícios gerados pela atividade.

Geralmente praticado ao ar livre, em praias, parques e praças, o Slackline é uma boa alternativa para quem quer fugir da academia. Acionando diversos músculos do corpo, principalmente dos membros inferiores e região abdominal, o esporte ajuda não apenas a fortalecer a musculatura, como também a prevenir lesões. Como a elasticidade da fita reduz o impacto e preserva as articulações, o Slackline vem sendo usado por fisioterapeutas até mesmo na recuperação de pacientes.

Para os praticantes de níveis mais avançados, que executam manobras mais complexas sobre a fita, a atividade se torna ainda mais rica. Além de exercitar os músculos, os saltos e giros funcionam como uma atividade aeróbica, essencial para um bom condicionamento cardiovascular e respiratório.

E os benefícios do Slackline não param por aí. Conheça alguns deles e entenda o que o Slackline pode fazer por você.

Coordenação

Sabe aquela fase em que o bebê começa a ensaiar seus primeiros passos? Ficar em pé, se equilibrar e caminhar pequenas distâncias é uma tarefa bem complicada para quem está começando. Passadas as dificuldades encontradas nos primeiros meses de vida, coordenar o corpo para caminhar sobre o chão firme torna-se simples e natural. Já caminhar sobre uma instável fita de 5 centímetros de largura exige um pouco mais de coordenação. Como o bebê aprendendo a andar, quem nunca praticou Slackline provavelmente vai encontrar alguma dificuldade para coordenar os primeiros passos sobre a fita.

Posicionar o pé e usar o resto do corpo para se equilibrar pode ser desafiador no início. Mas assim como a persistência dos bebês é recompensada com os primeiros passos, a persistência de quem pratica o esporte é recompensada com um enorme ganho na coordenação dos movimentos.

Concentração

Os lugares mais comuns para a prática de Slackline guardam algumas semelhanças entre eles: são ao ar livre, promovem o contato com a natureza e, é claro, são públicos. Por serem públicos, praias, parques e praças atraem não só praticantes de Slackline, mas todo tipo de gente em busca de lazer.

Por isso, é bem provável que ao tentar se equilibrar na fita, você se depare com um entorno repleto de crianças jogando bola ou correndo, cachorros latindo e possivelmente alguns curiosos de olho na sua performance. Sim, como se andar na fita não fosse desafiador o suficiente, você ainda tem que lidar com todos esses fatores externos na hora de praticar o Slackline.

É aqui que entra sua capacidade de concentração para executar um trabalho que exige muito mais da mente do que do próprio corpo. E é bom lembrar: aprender a se concentrar em situações adversas é uma habilidade que vai ser útil não apenas no Slackline mas em diversas ocasiões do dia-a-dia, como no trabalho e nos estudos.

Rapidez nos reflexos

Em cima da fita, nem sempre tudo sai como planejado. Um movimento em falso pode prejudicar o equilíbrio e ameaçar a estabilidade. Para quem já está em um nível mais avançado, um simples erro de execução no movimento pode significar uma queda mais feia. Para evitar deslizes e, consequentemente, tombos, é preciso pensar e agir rápido.

A instabilidade da fita exige do praticante respostas instantâneas, e por isso, estimula os reflexos do corpo para se manter em equilíbrio.

Consciência corporal

Quem não pratica Slackline, pode pensar consigo mesmo, ao presenciar algumas manobras características do esporte: “Como ele consegue fazer isso? Eu jamais seria capaz de fazer algo assim”. Ora, mas como saber do que somos capazes se não tentarmos?

Conhecer seus limites e também suas capacidades é um princípio constantemente trabalhado pelo Slackline. Como qualquer atividade, a prática exige dedicação e perseverança. E como qualquer aprendizado, perceber uma evolução ou atingir uma meta pessoal é muito recompensador.

A noção de consciência corporal trabalhada pelo Slackline traz benefícios que vão muito além do esporte. Conhecer o próprio corpo ajuda na construção da confiança em si próprio, e na construção da auto-estima.

Coordenação, concentração, agilidade e consciência corporal. Mente e corpo em sintonia e em plena atividade garantem o nosso bem-estar. Que tal ter estes benefícios de uma forma divertida e em um único esporte? Está na hora de começar a praticar Slackline!

3 thoughts on “Os benefícios do Slackline

  1. ingrid says:

    QUERO SABER COMO SE POSICIONAR NA FAIXA..??
    E COMO USAR OS BRAÇOS PARA AJUDAR A EQUILIBRAR?
    COMO SE POSICIONAR OS PES E O JUELHOS?
    PARA ONDE OLHAR?
    POR FAVOR ME RESPONDE…
    GRATA…!!!

    • Antonio Moreira says:

      A planta do pé deve estar totalmente posicionada na fita e os joelhos levemente flexionados. Tenta olhar pra um ponto fixo no fim da fita, isso ajuda a manter o foco e concentração. Espero ter ajudado.

  2. Thiago Kli g says:

    Muito bom o site e as dicas, iniciei o Slack à umas semanas e estou amando o esporte, à um tempo venho praticando a meditação, e me faltava um esporte pra que eu comece minha transformação em busca de corpo e mente em equilíbrio.

    Respondendo à pergunta da moça à cima…

    Ingrid, as pessoas que me ajudaram, e me ajudam nos 1os passos, me aconselharam a posicionar os pés no sentido da fita, não de lado sobre ela.
    Joelhos, levemente inclinados, e olhar fixo num ponto qualquer, o ideal que seja a árvore ou o fim da fita, nunca para baixo.

    Se estiver muito no início, uma fita menor, 3 à 5 mts.

    Só uma dica: se solta.

    Cheguei todo duro e cai igual uma tábua. Aí me lembrei de um velho ensinamento:

    Galhos duros demais o vento quebra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: