Como escolher o seu primeiro kit

Um kit básico traz uma fita de nylon ou poliéster de 15 metros de comprimento por 50 milímetros de largura e catracas ou mosquetões, para prendê-la em árvores ou postes. Dependendo da modalidade, há alterações no comprimento e largura. Antes de comprar todos os acessórios relacionados ao esporte, melhor acompanhar outros praticantes por um tempo, observá-los de perto e arriscar uns passos na fita. Depois, é chegada a hora de escolher um kit para iniciantes. Mas a sua escolha será baseada em quê?

Escolha uma modalidade ou comece pelo mais básico

Apesar de iniciante nas fitas, você pode ser um exímio escalador de montanhas ou é dessas pessoas que gosta de começar com a adrenalina à toda. Assim, poderá escolher entre cinco modalidades que transformam a prática. Em cada uma delas há variações. Por exemplo, além da slackline, que quer dizer “fita folgada”, há praticantes de:

  • trickline (trick é brincadeira, ou seja, é a prática das acrobacias);
  • longline, como o nome já diz, uma fita mais longa que traz mais balanço aos movimentos;
  • highline, a prática nas alturas;
  • waterline, em cima da água.

Em algumas fitas se pode praticar até yoga, com os chamados Slackasana.

Decida quanto tempo você dedicará a esta prática

Para escolher seu primeiro kit é fundamental que saiba o quanto você irá investir do seu tempo na prática deste esporte. Se é só para brincar aos fins de semana, um kit mais básico com fita nacional, que tem um trançado de fios diferenciado e menos elástico, pode ser a solução. Se você quer chegar às acrobacias e trabalhar o condicionamento físico mais rápido, melhor pensar em kits mais elaborados, com fitas importadas que têm mais elasticidade (e são mais caras).

Escolha um kit baseando-se na segurança

Não comece uma prática improvisando. Amarrar uma fita entre duas árvores e tentar praticar Slackline não é a melhor solução para economizar. Ainda que você não ache que vá utilizá-lo com muita frequência, a sua segurança e a de seus amigos e familiares vem primeiro. Um kit é bom porque tem todos os componentes necessários, é fácil de montar e a catraca é fundamental para o ajuste da tensão da corda. Quanto mais tensionada, mais sólida ela é para quem está começando.

Além desses pontos, não se pode esquecer os benefícios do Slackline. Além de ser uma brincadeira gostosa, o esporte traz força, resistência, coordenação, equilíbrio, concentração mental e melhora a postura. É ideal que se comece em parques ou na praia, onde a areia e o gramado amortecem a queda. Se estiver no quintal de casa, coloque colchões no chão. As árvores devem ser protegidas com um tecido próprio (ou, na falta dele, tapetes, carpetes ou pedaços de papelão) para que a fita não escorregue, danificando as camadas do tronco ou trazendo perigo ao praticante. Depois, pratique descalço e sinta a fita tocar a planta dos seus pés, o que lhe garantirá mais segurança na travessia.

Agora que você sabe tudo o que deve ser observado antes da prática do Slackline, vá atrás e adquira seu primeiro kit, clicando aqui. Depois, venha contar como está se saindo nessa nova modalidade. Com certeza você terá horas e horas de diversão com seus amigos e família praticando um esporte sem perceber!