Vai começar a praticar Slackline agora e ainda está com medo de andar sobre a fita? Calma, é perfeitamente natural se sentir inseguro quando iniciamos alguma atividade nova, afinal, isso é um mecanismo de defesa do nosso corpo que faz com que não tomemos atitudes impensadas. O medo nos deixa atento e nos dá um alerta quando há alguma situação de perigo. Mas quem disse que o Slackline precisa ser um esporte perigoso?
Com alguns cuidados simples, dá para praticar várias manobras e ainda sair sem nenhum arranhão. Não acredita? Então confira as nossas dicas de segurança para praticar Slackline:
Chame um amigo
Se você não se sente seguro para praticar sozinho, então chame um amigo e peça a ele que não solte da sua mão até você adquirir confiança e equilíbrio. Conforme você for se adaptando ao peso do seu corpo sobre a fita, vá soltando das mãos do seu amigo aos poucos, como se estivesse aprendendo a andar de bicicleta. Depois faça com que ele fique do lado, sem dar as mãos e assim as chances de acontecer um acidente diminuem.
Coloque um colchão embaixo
Vamos supor que na hora de você esticar a sua fita de Slackline você não tenha nenhum amigo por perto, então o que fazer? A nossa dica aqui é que você coloque um colchão (ou vários) para que você possa amortecer as possíveis quedas. Logicamente que carregar um colchão para todos os lados não é a tarefa mais fácil do mundo, mas se você tiver a oportunidade de levar um na hora em que for treinar o Slackline, pode ter certeza que ele será um grande aliado na hora das quedas, evitando dores e machucados.
O truque do colchão é utilizado, inclusive, pelos praticantes mais experientes. Ao executarem manobras complexas e com muitos movimentos eles precisam estar seguros.
Pratique Slackline na areia
Para quem está iniciando no esporte, a melhor dica é começar na areia, afinal ela é bem mais fofa do que a grama e muito mais macia do que o cimento (aliás, treinar sob chão de concreto é recomendado apenas quando você já tiver total domínio corporal). Ao treinar na praia, além de uma paisagem bonita e descontraída, você estará seguro.
Aprenda a cair
Que tal chamar aquele seu amigo que é goleiro nos fins de semana e pedir para que ele te ensine algumas técnicas para cair no chão? Judocas, lutadores de muay thai e de outras artes marciais também podem ser úteis! Pessoas que praticam esses tipos de esporte têm que desenvolver algumas técnicas para aprenderem a cair e continuar ilesos. Portanto, aprenda com elas!
Treine melhor o seu equilíbrio
Melhor do que aprender a cair é aprender a se equilibrar. Tente fazer algumas posições de yoga e permaneça nelas por cerca de 20 segundos. Dessa maneira você tonifica a sua musculatura, treinando o seu equilíbrio e até relaxando mais. Se você gostar de yoga, você pode até treinar alguma das poses em cima do Slackline, já imaginou? Tudo é questão de treino.
Sempre utilize backup na catraca
Esse é o item de segurança indispensável para a prática do Slackline e não deve ser esquecido. Sempre utilize uma fita ou corda para prender da catraca na ancoragem para evitar maiores acidentes. Na eventualidade da fita arrebentar isso evita que a catraca seja projetada em direção as pessoas.
Estique a sua fita de Slackline e não se esqueça: um passo da cada vez! Sua evolução no esporte virá com o tempo, portanto tenha paciência, respeite os seus limites e siga as nossas dicas de segurança!