O slackline exige muita concentração e equilíbrio. Por isso já sai na frente quem possui essas duas habilidades. Ainda assim, qualquer um pode praticar a modalidade que, além de divertida, traz benefícios à saúde, como a melhora da postura e fortalecimento dos músculos.

slackinicio

É normal ficar apreensivo e pensar que andar em cima da fita é tarefa muito difícil. Porém, a aprendizagem inicial sempre requer paciência e técnica! E para ajudá-lo nessa fase, listamos os principais desafios do slackline e como vencê-los.

Ficar em pé na fita

O primeiro desafio do slackline é ficar em pé na fita. Para tanto, o ideal é que você conte com a ajuda de alguém, pois precisará de um apoio para conseguir subir. Dificilmente, você terá sucesso na primeira tentativa. Por isso, amarre a fita o mais próximo do chão, cerca de 30 a 50 centímetros. As fitas também não devem ter mais que oito metros, pois quanto mais comprida for, menos estabilidade terá.

Escolha lugares em que o impacto da queda seja amortecido, como areia da praia, um parque com jardim gramado ou coloque um colchão embaixo.

No geral, o iniciante consegue ficar em pé na fita no primeiro dia. Já andar por ela exigirá um pouco mais de tempo.

Dar os primeiros passos

Depois de ficar em pé, o desafio seguinte é ter equilíbrio o suficiente para conseguir caminhar. Nessa fase, mais do que persistência será necessário ter concentração.

Em cima da fita procure apoiar a sola do pé por inteiro. Fixe o olhar em um ponto a sua frente e depois abra os braços até a altura dos ombros. Tente não olhar para baixo, pois a tendência é perder o equilíbrio e cair.

Outra dica é deixar o pé no sentido do comprimento da fita e não de lado. Flexione um pouco os joelhos e sempre mantenha os braços abertos. Os primeiros passos podem levar um tempinho, mas não desanime! Será recompensador quando você conseguir.

Se concentrar

Nessa fase inicial da prática do slackline o grande trunfo será a união de persistência, paciência e concentração. Afinal, esse é um esporte que exige tanto do corpo quanto da mente. Se perder a paciência após várias tentativas frustradas, dê um tempo, até retomar o equilíbrio e concentração.

Tente não pensar no ambiente externo, mantendo o foco no outro ponto em que quer chegar, controlando sempre a respiração.

Ter calma para avançar

Se você já conseguiu se equilibrar e até dar alguns passos não fique afobado para iniciar grandes acrobacias. É preciso ter confiança e preparo suficiente para atingir um nível maior dentro do slackline. Por tanto controle a sua ansiedade, mais um desafio.

Além de manter a tranquilidade em relação a sua evolução, também não fique tenso na hora de montar a estrutura. Amarre uma outra corda entre a catraca da fita e o poste ou árvore onde ela estará presa. Assim, se a fita romper, o feixe de aço volta imediatamente para o ponto de origem e não acerta o esportista. Também não se esqueça do fecho de segurança.

Concentração, persistência, equilíbrio, foco, paciência, saber montar o equipamento adequadamente. São vários os desafios para quem inicia o slackline, mas depois de superar todos eles a atividade se torna uma prática cada vez mais divertida e sempre desafiadora. Experimente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: