Longline: 3 dicas para iniciantes

Os esportes são uma ótima forma de reunir os amigos e se divertir. Uma prática esportiva que tem se popularizado muito é o slackline, que tem cinco modalidades: trickline, highline, waterline, freesolo e longline. Cada modalidade é diferente da outra e você pode entender sobre as características de cada uma e escolher a que mais lhe agradar.

O post de hoje é sobre o longline, uma das modalidades mais populares, principalmente entre os slackliners que desejam desafios maiores. Se esse é o seu caso, conheça agora mesmo 3 dicas que podem te ajudar a começar a praticá-la!

Entenda como funciona o longline

O longline foi uma das primeiras vertentes desenvolvidas. Quando os slackliners (praticantes do slackline) estavam dominando a prática em linhas mais curtas, começaram a estender a distância, para aumentar a dificuldade. Uma das principais diferenças do longline é a espessura e comprimento, que tem em média 25 mm e pode, ou não, ser tubular.

Com relação às medidas, ela costuma ter cerca de 30 metros de comprimento, para proporcionar um balanço maior, que é o que os praticantes dessa modalidade procuram. No longline não há competição entre os praticantes, pois o intuito é que cada um bata os próprios limites. Portanto, quanto mais você se desafiar e alcançar suas metas, mais interessante fica!

Mantenha a concentração

Como a distância entre os pontos de ancoragem é maior e a instabilidade também, significa que você precisará de mais força corporal para manter o equilíbrio. Mas há uma característica que facilita no longline, que é o fato da fita não se mexer tão facilmente com fatores externos como o vento. Ainda assim é necessário que, se você for praticar o longline, tenha muita concentração, força, flexibilidade, agilidade, além de coordenação motora.

Faça movimentos calculados

Existem algumas dicas que podem ser usadas para conseguir ter sucesso mais facilmente já no começo. Primeiro, é necessário que os pés estejam alinhados com a fita para ter um bom apoio, o que também proporcionará maior percepção de apoio e distribuição de peso. Quando for recuperar o equilíbrio, estenda os braços como se carregasse uma grande bola acima da cabeça.

Lembre-se de estar com a postura reta e com o olhar fixo na fita, desse modo ocorrerá um tipo de interação entre as ações neurais e musculares, o que facilita para que você consiga alcançar uma distância maior. Depois disso, a prática constante pode fazer você aperfeiçoar seus movimentos e conseguir mais resultados.

Compre e use o equipamento de maneira correta

O momento da compra do equipamento é muito importante, pois a segurança é um fator primordial. Vale lembrar, que todo o kit de longline deve ser resistente, não apenas a fita. O kit geralmente vem com a fita, abraçadeiras, mosquetes, line lock e protetores de árvores. Depois de comprado um equipamento seguro, também é preciso usá-lo adequadamente.

As fitas tubulares devem ser ancoradas com sistemas de mosquetões, o que pode requerer alguns conhecimentos de escalada industrial. No entanto, isso não é um problema, já que pode ser resolvido com uma rápida pesquisa na internet ou mesmo ao conversar com pessoas mais experientes, que podem lhe ajudar nesta etapa.

Já se sente preparado para praticar o longline? Para saber mais sobre o que você precisará para realizar a compra do material para praticar esta modalidade, acesse esse post!