O Slackline é um esporte muito versátil. Existem diversas formas de se ancorar e tracionar uma fita para praticar seu equilíbrio. Usando apenas a própria fita, seja plana ou tubular (e verá a seguir que não é tão simples assim) ancorada entre dois pontos, o esporte está pronto para ser praticado. Isso mesmo, você vai montar Slackline sem catraca.
Para você conhecer um pouco mais sobre os tipos de ancoragens disponíveis montamos uma lista com as etapas de como realizar a montagem de uma ancoragem primitiva no Slackline. Vale lembrar que é preciso encontrar um local com duas árvores resistentes, equipamentos básicos para escalada e alguns mosquetões que servem para tracionar a fita entre as bases. Veja a seguir o passo a passo!
1) Junte todos os equipamentos precisos!
Existem kits que já acompanham os materiais necessários para realizar a ancoragem primitiva (com mosquetões, line lock e fita abraçadeira), mas você pode reunir os equipamentos separadamente e no processo mais simples vai precisar de:
a) 20 metros, ou um pouco mais, da fita plana ou tubular;
b) 2 pedaços de fitas abraçadeiras de cerca de 4 metros de comprimento e 30 milímetros de largura para montar as âncoras que vão segurar a corda;
c) Cerca de 6 mosquetões que são usados para escaladas (procure comprar o de formato oval);
d)Alguns pedaços de qualquer material para proteção de árvores e fitas, como carpetes, papelão, PVC, etc.
2) Escolha os lugares para colocar as âncoras
Selecione o comprimento do seu Slackline, isto quer dizer, escolha pontos para realizar a ancoragem. Se for iniciante lembre-se, quanto menor a distância entre os pontos menor será a dificuldade para dar os primeiros passos, conforme seu desempenho for melhorando, aumente a distância também. Preste atenção no solo do local: é legal dar preferência a lugares cobertos de gramas, pois se ocorrer alguma queda, ela não será tão prejudicial.
Escolha também a altura que a fita vai ficar do chão (de acordo com o seu desempenho, quanto mais novo na atividade você for, mais perto do solo a fita deve ficar para evitar tombos desastrosos).
3) Monte as ancoragens nos troncos das árvores;
4) Fixe uma fita na 1ª âncora montada
Isto é feito enrolando a fita com um nó bem forte ou com um anel de fita com as pontas costuradas que dá a volta na ancoragem, fixando o mosquetão em cada extremidade.
5) Coloque o mosquetão e o laço da fita principal, deixando um pedaço considerável para a montagem da 2ª ancoragem;
6) É necessário, agora, montar um sistema básico para que cerca de 4 mosquetões consigam segurar a fita.
7) Agora, é preciso apertar bem forte a fita e seu Slackline com ancoragem primitiva estará pronto!
Não deixe de conferir o Kit Primitive Longline 30 metros com fita plana 25mm.
Até a próxima!