Slackline – Segurança em Primeiro Lugar

Bom galera, a gente tem trabalhado bastante pela divulgação e evolução do Slackline no Brasil, e ficamos felizes pra caramba com a aceitação que o esporte tem entre as pessoas e principalmente com a curiosidade e dedicação da criançada com o esporte.

Mas com esta onda crescente de praticantes de slackline fico preocupado com o tipo de uso que as pessoas tem feito do esporte e se realmente têm tomado os procedimentos de segurança necessários para que a prática torne-se realmente segura.

Tem sido frequente a postagem de vídeos com atletas conhecidos da cena, praticando o  Free Solo, como é chamado o Highline, praticado sem equipamentos de segurança.

Na minha opinião este tipo de prática vai contra o princípio básico da prática de esportes radicais, que é SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR.
O Highline é uma das modalidades mais bacanas do slackline mas para pratica-la é preciso muita experiencia na fita e principalmente muito conhecimento técnico em equipamentos de segurança.

Não acho bacana a divulgação de vídeos de free solo pois de certa forma estes atletas são o espelho de muitas crianças que estão começando a praticar, e de certa forma estes vídeos acabam influenciando a pratica do esporte sem segurança.

A exibição de um Highline executado com equipamentos de segurança é tão impressionante quanto e ainda passa uma mensagem legal para molecada que está começando.

O slackline é um esporte de concentração e superação de desafios e deve ser praticado com máxima segurança SEMPRE.

Segue algumas dicas para quem está começando a praticar:

  • Ancorar a fita sempre com altura máxima de 60 cm do chão
  • Utilizar sempre os protetores de árvore, eles são responsáveis por não deixar a fita serrar no troco
  • Subir sempre uma pessoa de cada vez na fita, embora as fitas aguentem uma capacidade alta de carga, o slackline é projetado para ser praticado por apenas uma pessoa por fita.
  • Tomar muito cuidado com os dedos na hora de abrir e fechar a catraca. Uma falta de atenção neste momento pode resultar em ferimentos graves.
  • Recomendável amarrar uma cordinha na catraca e na árvore, pois no caso de a fita arrebentar a catraca não voltar na pessoa que estiver na fita.
  • Revisar os equipamentos sempre antes de utilizar.
Tomando todos os devidos cuidados, o slackline se torna uma atividade segura e ainda sim muito desafiadora.
Muita atenção e bons treinos a todos!

Para finalizar o post, segue um vídeo incrível de um Highline muito bacana feito com devidos equipamentos de segurança. Alguém se arrisca?

Skyliners Paris trailer from sebastien montaz-rosset on Vimeo.

Viva Slack \o/ sua vida em equilíbrio!